20 julho, 2009

Observação amigável

Era noite. E eu estava sozinho, caminhando, só para passar o tempo. Estava ameaçando chover, então tinha certeza que estaria completamente sozinho; até que viro a esquina e lá estão elas, como sempre. Tinha me esquecido. Eram seis meninas, estavam sentadas no lugar de costume. Quando passei por elas nada aconteceu, era como se nada existisse ao redor delas. Pelo o que eu observara elas já se conheciam a algum tempo, pareciam confiar e respeitar umas as outras. Bom, eu sempre passava por ali, ás vezes escutava elas, falavam de assuntos sérios, mas parece que alguém sempre falava uma besteira e elas começavam a rir e de repente elas paravam...era estranho, mas isso me alegrava.
Conversas, desabafos, confissões, discussões, brincadeiras, histórias, tolices, ironia, gírias internas. Nem tão lógica e nem tão complexa, assim parece ser a amizade delas. Não tão lógica porque parece que não seguem padrões. E nem tão complexa, porque parecem ser normais, quer dizer o normal que era pra ser, caso não existissem ideologias explicitamente manipuladoras. É, acho que nem eu sei o que estou pensando. Vou voltar pra casa. Vou ter que passar por elas novamente. Elas continuavam conversando, mas pelo o que eu ouvi parecia a despedida de cada dia:
- O que a gente vai fazer amanhã?
- Ah, não sei. Não tem nada pra fazer!
- Então é isso, vamos fazer nada juntas!!

Todas concordaram e começaram a rir.Tentei esconder o riso, mas elas perceberam. Elas me encararam com um pouco de vergonha. Continuei andando tentando entendê-las.

PS: "A amizade é um meio de nos isolarmos
da humanidade cultivando algumas pessoas."
[Carlos Drummond de Andrade]
Feliz Dia do Amigo!!

Um comentário: