11 julho, 2009

Lembranças ofuscadas

Tarde de junho. Final de outono. Tudo estava calmo. O tempo estava normal. Nem frio, nem calor. O pôr-do-sol refletia no lago esverdeado. O vento soprava suavemente, espalhando as folhas caídas. Os pássaros, em sincronia, pousavam sob as árvores, como se estivessem em reunião. Nenhum som desconcertante, apenas sons agradáveis. E lá estava ele, contemplando tudo ao seu redor. Respeitava o silêncio de barulhos e assobiava uma música tranquila. Ele estava sozinho, o que o fez perceber que não é só no fim que a vida passa diante de nossos olhos, a solidão também nos faz relembrar.
Seu rosto estava pensativo, seus olhos estavam concentrados. Sua cabeça nunca esteve tão longe e sua memória nunca esteve tão clara. Lembrou de todas suas alegrias, seus amores, amizades, loucuras, dificuldades, brigas, brincadeiras, medos, vícios, sonhos, conquistas. Lembrou até do que se forçou a esquecer. Arrependeu-se de não ter feito, se orgulhou de ter tentado, se surpreendeu de ter tido coragem, se emocionou de ter tido forças. Em poucos minutos, um misto de emoções passava por seu rosto. Passava tão rapidamente que era como se tivesse recordando vinte anos em vinte minutos.
A noite chegava. E as nuvens carregadas também. Ele parecia estar sonoramente sozinho até que os pingos da chuva o fizeram companhia. Quando despertou das lembranças, resolveu ir pra casa, caminhava ainda pensativo e cantarolando uma música que desconhecia. Ele estava surpreso com tudo que havia lembrado, tudo que estava arquivado no meio de tantos problemas, tudo que ele acabou esquecendo sem motivo algum; e no meio dessas lembranças, de repente a alegria tomou conta de seu rosto, ele se lembrou da canção e se apressou ansioso para cantá-la para a única pessoa que a reconheceria.

2 comentários:

  1. Nossa, e eu achando que pensava coisas 'boas' e escrevia bem, mas depois desse texto, percebo que eu sou uma pobre coitada, mediocre. Eu sou ignorante, obrigada. Nem em mil anos-luz eu me daria ao luxo de escrever um texto desse.
    *-* (:

    ResponderExcluir